Portas do frigorífico abertas e agora? O que fazer??

Resumidamente, desde sexta-feira: bolo de aniversário para uma amiga, minibrigadeiros para outra amiga, jantar em casa com amigos... sábado de manhã: primeiro estágio de karaté do K., lanchar com amigos e jantar com outros amigos... domingo: festa de aniversário de amiga da M., Circo com o K. e jantar com amigos...


Pois então, domingo de manhã, sem tempo para compras, abri as portas do frigorífico e fiquei por momentos a "adorá-lo"... Tinha brócolos, cenouras, courgetes, cebola, tomate, alho e coxinhas de frango... Creme de brócolos a fazer e um estufado com as coxinhas, a meio da cozedura juntei penne rigatte... Com o balanço e porque tinha maçãs reinetas a mais, ainda fiz 2 bolos de maçã e canela, mas para oferecer à vizinhança... Imparável!!!

Hoje de manhã tudo já quentinho e pronto para a escola (só não há salada hoje...), e como amanhã é feriado tenho ainda tempo de pensar no resto da ementa... vou ver se descanso um pouco, ou não!!!

Ementa de hoje: Creme de brócolos + Penne com coxinhas de frango estufadas + maçã


Comentários

Anónimo disse…
Olá boa noite, desde já os meus sinceros parabéns pelo seu blog cheio de boas ideias... Tenho umas perguntinhas... A comida que manda para os seus filhos, vai quente ou é aquecida na escola? Por norma prepara no dia ou de véspera? E por fim a pergunta que mais mexe comigo... A que horas se levanta?! Obrigada pelas suas ideias e resto de boa semana.
Bom dia!! Muito obrigada pelos seus comentários... A comida vai sempre quente de casa, porque já são tantas as crianças a levar o almoço para a escola, que seria impossível aquecer a comida lá. Por isso a minha cozinha parece uma fábrica!!! A maior parte dos pratos preparo-os de véspera, para não ter que madrugar, mas às vezes, por preguiça ou porque fica melhor acabado de fazer, faço no dia, o que implica acordar 30 minutos mais cedo... Normalmente acordo às 7h... se é só para aquecer termos e comida, deixo-me estar na cama mais 15 a 20 minutos, senão, levanto-me logo. Tenho uma grande vantagem: a escola é muito perto de casa e o trabalho também!!! Nunca pensei conseguir ser tão meticulosa, mas tem corrido bem, até agora!!! Bom resto de semana.
Anónimo disse…
Obrigada pela sua resposta, estou quase a aventurar-me a fazer o mesmo... Acho que o segredo é planeamento, não é? Saber exactamente o que se vai fazer naquela semana... Muito obrigada pelas suas excelentes sugestões!
É mesmo!!! Planear durante o fim de semana, para estar tudo organizado durante a semana. Por exemplo, as sopas são todas preparadas ao domingo, ou seja, os legumes são preparados e divididos por sacos para congelação, e assim, quando chego a casa ao final da tarde, ponho logo a sopa do dia seguinte a fazer (segredo: os meus filhos preferem creme, por isso, no final da cozedura é só colocar no liquidificador e passar tudo). Rceitas de panela ou forno são sempre mais práticas, pois dá para deixar a cozinhar enquanto se trata das crianças ou da casa... Boas aventuras culinárias!!!