Dia 7 - Pastel de feijão

Para finalizar  o desafio de uma porção de leguminosas por dia, partilho com vocês uma receita de pastéis de feijão, mas adaptada. Faço-a em forma de tarte familiar, e em vez da habitual massa folhada, utilizo massa quebrada, reduzindo assim a quantidade de gordura da receita.

Para 1 tarte familiar
Ingredientes:
1 lata de feijão branco (260g de feijão depois de escorrido)
7 ovos
250g de açucar
1dl de água
1 casca de limão
1 colher de chá de canela
1 embalagem de massa quebrada
açucar em pó q.b.

Modo de preparação:
Forrar uma tarteira com a massa quebrada. Reservar.
Escorrer o feijão e com a ajuda de um passador e uma colher, esmagar os feijões de forma a desperdiçar o máximo de películas possível. Reservar.
Numa panela colocar a água e o açucar e levantar fervura até dissolver. Adicionar a pasta de feijão, a casca de limão e a canela e deixar cozinhar, mexendo bem para envolver tudo.
Numa taça misturar 3 ovos inteiros e 4 gemas. Adicionar um pouco da mistura do feijão e mexer bem para não talhar. Juntar tudo na panela e deixar cozinhar em lume médio, mexendo sempre, até começar a engrossar.
Dispôr esta mistura por cima da massa quebrada e polvilhá-la generosamente com açucar em pó. Levar ao forno, a 180ºC, durante 35 minutos. Deixar arrefecer e se necessário polvilhar com mais açucar em pó.

Comentários