Queques de maçã - sem ovos, nem leite, nem trigo!

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, a NutriWeb desenvolveu com o Colégio Piloto Diese um programa "Semana da Alimentação" para informar, educar e promover hábitos alimentares saudáveis nas crianças e educadores que frequentam esse colégio. As atividades desenhadas e adaptadas às diversas faixas etárias vão desde jogos, histórias a "brincadeiras com os alimentos" - um autêntico "mãos na massa".
Para os mais pequeninos, em conjunto com as aulas de culinária, adaptamos receitas, tornando-as mais saudáveis e de forma a que as crianças possam ajudar também.
Mas surgiu um desafio... algumas das crianças têm alergias alimentares, e para que não se sentissem "à parte", testamos algumas receitas de forma
que pudessem ser comidas por todos, e assim surgiram os queques de maçã. Não são muito doces, mas como falamos de crianças com 2 anos, espera-se que ainda não tenham tido contato com doces, por isso, o doce da fruta é, muitas vezes, mais do que suficiente para eles.
Aqui vai a receita...

Queques de maçã (12 a 14)

Ingredientes:
250g de farinha espelta
100g de açucar amarelo
3 col. chá de fermento
1/4 col. chá de sal
225ml de bebida de côco
50ml de óleo vegetal
puré de 2 maçãs reinetas

Modo de preparação:
Preparar o puré: numa panela pequena colocar as 2 maçãs descascadas e aos pedaços, juntar 1/2 copo de água e deixar em lume brando até ficar puré. Reservar.
Misturar a farinha, o açucar, o fermento e o sal. Noutra taça misturar a bebida de côco e o óleo. Adicionar a mistura líquida à farinha e mexer bem. Juntar o puré e envolver.
Colocar em formas untadas (ou usar de silicone) e preencher até 2/3.
Cozinhar no forno a 180ºC durante 25 minutos ou até dourar.

Comentários