Em tempo de gripes, proteção à mesa!

Fonte: mightieskiwi.com

Esta altura do ano, para além de nos trazer alegria, convívio, viagens, férias... também nos traz pingo no nariz, tosse, pieira, constipações, gripes, visitas ao médico e a bancada da cozinha cheia de xaropes, gotas, água do mar, soro,... O pior para uma criança é nas férias do Natal, passar mais de metade do tempo em casa, a fugir do frio e doente.
A prevenção pode ser feita à mesa... devemos oferecer aos nossos filhos uma alimentação o mais variada possível e valorizar os produtos alimentares da época que são ricos em nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do sistema imuntário e com excelentes propiedades antioxidantes.

Um estudo italiano, de janeiro de 2000, demonstrou que a ingestão regular, mesmo que em doses moderadas, de fruta fresca rica em Vitamina  C (kiwi e citrinos), pode diminuir os sintomas de pieira na infância e em crianças com patologias respiratórias recorrentes.

O kiwi é um fruto da época, com uma generosa composição nutricional: rico em fibras e minerais, tais como o cálcio, magnésio, ferro e cobre; excelente fonte de vitamina A, carotenos, vitamina E e C (maior quantidade disponível no kiwi do que na laranja) e as suas sementes são ótimas para regularizar o trânsito intestinal.
O kiwi deve ser apresentado às crianças, maduro, mas firme, sem manchas nem cortes. Se necessário comece por dar sem as sementes, mas vá introduzindo aos poucos com as sementes, sozinho, ou em salada de fruta ou com um iogurte, por exemplo.

Para ideias e receitas visitem este site, totalmente dedicado ao kiwi.

Comentários