Projeto Nutrição na Escola

Bom Ano!

Desde o início deste ano letivo que abracei um projecto que me muito apaixona... Nutrição, Crianças e Meio Escolar. Quando o Colégio Quinta do Lago me propôs o acompanhamento pensei em algo para além da avaliação de ementas, da avaliação da população estudantil e dos workshops sobre a Roda dos Alimentos... tudo isto é fundamental, mas o que me interessou mais neste projeto foi a disponibilidade da escola em tornar as minhas visitas muito regulares, a disponibilidade e cooperação dos professores, o seu interesse em dinamizar esta iniciativa e acima de tudo adaptar as minhas intervenções às várias faixas etárias, aos currículos e às turmas enquanto grupos de trabalho.

Temos feito jogos, apresentações, conversas com alunos, lanches saudáveis e proposto atividades onde os alunos são responsáveis por algumas ações, como por exemplo, esta semana a ementa da cantina foi criada pelas turmas do 1º ciclo, onde as crianças escolheram os ingredientes, as receitas, a
composição das refeições, sem esquecer o que já tinha sido falado sobre alimentação saudável, porções, escolhas ideais para as refeições e sobre os princípios da Roda dos Alimentos: tentar ter uma refeição completa, equilibrada e variada.

O meu principal objetivo neste ano letivo é: ajudar a criar mentes críticas e formar crianças que saibam fazer as suas escolhas alimentares de forma saudável, sensata e ativamente informada.

Tentarei partilhar as diversas atividades com vocês, demonstrando o meu agradecimento ao Colégio Quinta do Lago pela oportunidade de trabalhar com as crianças e a todos os funcionários, desde professores, educadores, auxiliares a funcionários da cantina e do Departamento Administrativo que tão bem me receberam e continuam a ser totalmente disponíveis para este Projeto.

Comentários