É tempo de organizar a cozinha... e continuar em casa!

Nunca a nossa capacidade de organização foi tão testada como nos dias de hoje!

É imperativo que fiquemos em casa, se possível, para nos protegermos e para protegermos os outros, mas não é fácil... as rotinas por mais que tentemos manter têm que se ser adaptadas, o trabalho tem que ser mantido por alguns pais, para além de tratarem dos filhos, dos trabalhos da escola, da casa, das compras, da roupa e das refeições... ufa... até a escrever isto cansa.

Do ponto de vista alimentar, em especial em relação às nossas crianças, seguem alguns conselhos:

- Manter, dentro do possível, os horários das refeições!
Evitar que os pequenos façam muitos snacks durante o dia: para que não fiquem sem apetite à hora das refeições e não haja guerras à mesa; para que o consumo não se descontrole e aumente as nossas muitas viagens ao supermercado e  para que não haja consumo excessivo de calorias.

- Atenção aos alimentos embalados, refeições já prontas,..., que sendo mais práticos e com maior período de validade podem conter mais calorias, açucares, gorduras e/ou sal!
Evitar que as crianças tenham disponíveis diariamente bolachas doces, batatas fritas, guloseimas...

-Tentar oferecer sempre sopa ao almoço e jantar!

-Lembrar sempre as crianças para se manterem hidratadas!
Oferecer várias vezes ao dia água aos filhotes. Os sumos embalados e os refrigerantes não devem estar disponíveis a todas as refeições. É muito importante explicar, quando as crianças já percebem, que a ingestão destas bebidas deve ser rara. Se quiserem, optem por água aromatizada com rodelas de fruta (nesta fase sempre descascada, paus de canela,...)

Para mais informações e algumas atividades que podem fazer com os vossos filhos para os incluirem na organização e preparação das refeições familiares consultem por favor este documento da DGS. (Vamos por a Alimentação Saudável On em casa)

Fiquem em casa!

Comentários