Bolo de pêra


Como tenho feito a encomenda de fruta e legumes online, em quantidades maiores do que o habitual, acontece às vezes ficar, no final da semana, com fruta madura demais para o gosto cá de casa. Então tenho tentado aproveitar ao máximo, evitando o desperdício: doces, compotas, purés e bolos.

Hoje aproveitei as pêras que já ninguém come, porque estão demasiado maduras, e fiz um "bolo". Uma versão mais saudável, com a substituição da manteiga por azeite, de açucar branco por puré de pêra e açucar amarelo e a combinação de farinha de trigo com flocos de aveia. A pitada de canela dá sempre um toque adocicado à receita.

Espero que gostem.


Bolo de pêra

Ingredientes:

2 ovos médios

5 pêras rocha "bem" maduras

80ml de azeite

1 chávena de farinha de trigo com fermento

1/2 chávena de flocos de aveia triturados

1/4 chávena de açucar amarelo

canela q.b.


Modo de preparação:

Ligar o forno a 180ºC.

Numa panela pequena colocar 3 pêras lavadas, descascadas, sem caroço e aos pedaços e deixar cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até obter consistência de puré (se necessário triturar no final).

Numa taça colocar o azeite, os ovos e mexer bem com um batedor elétrico ou manual. Adicionar o açucar e continuar a mexer. Juntar a farinha, a aveia e por fim o puré. Mexer bem. Se gostar, juntar canela.

Colocar numa forma pequena, previamente untada com azeite, açucar amarelo e canela em pó. Colocar por cima da massa as 2 pêras descascadas e cortadas em fatias finas.

Levar ao forno durante 30 minutos. 

Desenformar e deliciar a criançada com um bolo saudável.

Comentários