Verão de S. Martinho - Quentes e Boas!!!

No dia de hoje celebra-se o verão de S. Martinho, que segundo reza a lenda, num dia de tempestade, e depois de Martinho, um soldado romano, ter rasgado a sua capa para dar metade a um mendigo com frio, a chuva parou e o sol brilhou e aqueceu come se de um dia de verão se tratasse.
Em Portugal, assinala-se este dia com o Magusto, uma festa popular, onde se comem castanhas assadas, as primeiras do ano, e se bebe vinho novo.

Fonte: https://castanhadosmontes.wordpress.com/castanhas/
A castanha, fruto do castanheiro (Castanea Sativa, árvore autóctone do Norte de Portugal), que apesar de pertencer ao grupo das sementes como as nozes e as amêndoas, tem muito menos gordura que estas e apresenta valores mais elevados de amido, aproximando-se mais dos produtos amiláceos, como tubérculos e cereais. É também rica em Vitamina C, B6 e uma boa fonte de Potássio.

Durante muitos séculos, a castanha foi a base da alimentação das populações rurais de Portugal, antes da chegada do milho e da batata. Com a introdução de novos alimentos, fontes de amido, foi perdendo alguma importância, mas ultimamente tem-se tentado recuperar a sua boa reputação.

A castanha como tem quantidades apreciáveis de água, para que não rebente com o vapor que é produzido por baixo da casca, devem ser feitos sempre golpes na casca antes de cozinhar.

Normalmente a castanha é comida cozida com anis ou assada, mas pode ser utilizada na culinária de outras formas: como acompanhamento de uma carne assada no forno (normalmente até se podem utilizar as castanhas descascadas e congeladas como se de batatas se tratassem), como puré, ou em sobremesas/bolos, sob a forma de farinha.

Dê largas à imaginação e celebre o Verão de S. Martinho hoje, nem que seja com uma simples castanha assada!!!

"Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho."

Comentários