Adote a Dieta Mediterrânica

Foi a 4 de Dezembro de 2013 que a "Dieta Mediterrânica" foi classificada com Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco, em vários países, entre eles, Portugal.

DIETA MEDITERRÂNICA é sinónimo de um padrão de estilo de vida saudável, com escolhas conscientes e inteligentes de alimentos e produtos alimentares saudáveis, nutritivos e protetores. Este padrão alimentar foi originalmente descrito como a alimentação típica da ilha de Creta, algumas regiões da Grécia e do Sul de Itália.

Os princípios deste padrão alimentar estão assentes no consumo elevado de produtos vegetais e frutos frescos, assim como leguminosas e cereais pouco refinados; no respeito pelos produtos locais e pela sazonalidade; no baixo consumo de carnes vermelhas, priveligiando o consumo de pescado; na ingestão de água como bebida principal e baixo consumo de vinho tinto; na prática regular de atividade física e, também muito importante para o bem-estar, o convívio à mesa com os amigos.

Fonte: APN- Associação Portuguesa dos Nutricionistas

A partir de hoje será lançado o desafio "Adote a Dieta Mediterrânica, um padrão de alimentação saudável". Para os interessados, por favor visitem os seguintes links:
E-book
Guia para um outono mais Mediterrânico
Guia para um verão mais Mediterrânico
Quatro estações
Sabor e arte

... e sejam saudáveis!!!


Comentários