Dias de confinamento com sabor a banana

 Nestes dias de confinamento tenho saído apenas para o essencial e as compras sendo menos frequentes levam-me algumas vezes a aumentar as quantidades de fruta e de legumes comprados, que depois precisam de ser reaproveitados porque acabam por ficar muito maduros.

No fim de semana passado fim um crumble de maçã (receita) para aproveitar maçãs que já ninguém queria, porque estavam amolecidas.

Hoje, olhei para as bananas na fruteira e percebi que tinham que ser aproveitadas pois já estavam muito maduras e então fiz um Pão de Banana. Reajustei a receita, reduzindo a quantidade de açucar, uma vez que a banana já adoça bastante, e subsitui parte da quandidade de farinha de trigo por flocos de aveia. Gosto da sensação "crunchy" que os flocos dão à receita.

Espero que gostem!


Pão de Banana

Ingredientes:

3 bananas maduras 

1/4 chávena mal cheia de açucar amarelo

1 chávena de farinha de trigo

1/2 chávena de flocos de aveia

1 ovo

50g de manteiga sem sal

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela

1 pitada de sal


Modo de preparação:

Ligar o forno a 180ºC.

Numa taça esmagar 2 bananas com um garfo. Adicionar a manteiga derretida e bater à mão, com batedeira de varetas. Juntar depois o açucar, mexendo bem, e a seguir o ovo (previamente batido), sal, bicarbonato de cálcio e a canela. Por fim adicionar a farinha, os flocos de aveia e mexer.

Colocar a mistura numa forma de pão inglês, previamente untada com manteiga e farinha e por cima colocar fatias de banana e polvilhar com algum açucar amarelo.

Levar ao forno, a 180ºC, durante cerca de 40 a 50 minutos, ou até estar completamente cozido.

Bom proveito!

Comentários