quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Bacalhau com natas... mas pouco!

Como redesenhar uma receita com sabores bons e tipicamente portugueses e transformá-la em algo igualmente saboroso, mas mais saudável...
Troquei as voltas, batata cozida em vez de batata palha, leite evaporado em vez de natas e bechamel, cenoura ralada para dar côr e juntei brócolos porque a criançada gosta e assim misturada é um bom truque para levá-los a comer legumes.



Para 4 a 6 pessoas:

Ingredientes:

800g de bacalhau fresco, congelado e desfiado
1/4 cebola picada
1 cenoura pequena ralada
6 batatas de tamanho médio
2 ovos
1 brócolo
1 pacote de leite evaporado (6% matéria gorda)
1 pacote de molho para bacalhau e outros peixes (20% matéria gorda)
azeite q.b.
sal (muito pouco ou nenhum, ter em atenção que o bacalhau tem sal e o molho de peixe também)

Modo de preparação:

Descascar as batatas, cortá-las apenas ao meio e cozer em água com um pouco de sal. Aproveitar e cozer também os ovos previamente lavados. Escaldar os raminhos de brócolos 5 minutos.
Numa frigideira anti-aderente grande, colocar a cebola, a cenoura e o azeite. Deixar a cebola ficar transparente e adicionar o bacalhau descongelado. Cozinhar 5 a 10 minutos... atenção não deixar secar o bacalhau! Reserve.
Numa travessa dispôr o bacalhau, os brócolos e rodelas de batata... adicionar o leite evaporado. Fazer mais uma camada de bacalhau, brócolos, rodelas de batata e rodelas de ovo por último. Juntar o molho para bacalhau e gratinar a 190ºC...

Bom apetite!

Sem comentários: