segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Lasanha com lentilhas e espinafres

Para 6 doses:

Ingredientes:
500g de carne de vitela picada
150g de lentilhas cozidas
150g de espinafres picados
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura cortada
100ml de vinho branco
100ml de polpa de tomate
6 folhas de lasanha frescas
200ml de leite evaporado
200ml de molho bechamel
100g de queijo mozzarella ralado
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Numa frigideira colocar a cebola, o alho, a cenoura e o azeite e deixar cozinhar até a cebola ficar transparente. Adicionar o molho de tomate e o vinho e cozinhar 5 a 10 minutos em lume médio. Juntar o leite evaporado, cozinhar mais um pouco e misturar tudo num copo liquidificador ou com uma varinha mágica. Temperar e reservar.
Na mesma frigideira, se necessário, adicionar mais 1 colher de sopa de azeite e cozinhar a carne (não deixar fritar). Juntar as lentilhas e deixar mais 5 minutos em lume médio. Adicionar os espinafres e o molho e envolver bem.
Demolhar as folhas de lasanha em água quente (apesar de serem frescas, ficam mais moles se as passarem por água quente) e começar a montar a lasanha. No fundo de uma travessa, colocar um pouco de bechamel, uma camada de folhas de lasanha, a mistura da carne e lentilhas e por cima mais um pouco de bechamel e algum queijo ralado. Repetir mais 1 a 2 vezes, de acordo com o tamanho da travessa (a minha lasanha ficou com 2 doses de mistura de carne com lentilhas) e terminar com folhas de lasanha, molho bechamel e queijo ralado.

Levar a lasanha ao forno, a 180ºC, durante 20 a 25 minutos (até ficar dourada).

Sem comentários: